top of page

Dando Esperança em Meio a Dificuldades — O Poder e a Simplicidade de 1 Coríntios 10.13

Eu era um novo convertido de dezessete anos quando, como parte de uma aula de segunda a noite no Instituto Bíblico Jersey Shore, em Asbury Park–NJ, li pela primeira vez o livro Conselheiro Capaz, de Jay Adams. Este livro iniciou minha caminhada de quarenta anos de estudos em aconselhamento bíblico. Ao longo da minha jornada de incontáveis livros, conferências, cursos, e conversas, um amigo querido que eu encontrei com mais frequência do que qualquer outro foi 1 Coríntios 10.13. Suspeito que nenhum verso é citado com mais frequência entre conselheiros centrados em Cristo. Eu o nomearia como o “João 3.16” do aconselhamento bíblico. Deixe-me mostrar um modelo de aconselhamento que fornece esperança a partir desse texto para a Julia, que veio conversar sobre seus problemas no casamento e o crescimento de sua ansiedade:

Julia, deixe-me compartilhar com você uma promessa poderosa de 1 Coríntios 10 que eu acredito que possa ajuda-la em meio as dificuldades que você enfrenta. No verso 13, Paulo escreve, “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (Irei numerar os pontos principais abaixo para destacar meu esboço e incluir alguns versos adicionais para você como conselheiro.)

1. Você enfrentará dificuldades Julia, a primeira coisa que essa passagem nos diz é que você enfrentará dificuldades e tentações nessa vida. O termo grego do novo testamento traduzido como “tentação” pode ter o sentido de tentação (indução ao pecado) ou de provação (teste/fortalecimento da fé). Aqui em 1 Coríntios 10 o termo parece carregar os dois sentidos. As dificuldades que encontramos são ao mesmo tempo testes de Deus e tentações do inimigo . Julia, seguir a Jesus não nos isenta das dificuldades. O que você tem passado não é surpresa para Deus. Como você lidará com isso é o que importa.

2. Suas dificuldades não são únicas A segunda verdade neste verso é que as dificuldades que você enfrenta não são exclusividade sua. Você não está sozinha. Outros antes de você enfrentaram provações. A Bíblia é repleta de lições e histórias sobre pessoas que enfrentaram problemas similares. Romanos 15.4 diz: “pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” . O caminho em que você está tem as pegadas de pessoas que passaram por ele de forma bem-sucedida. Não são somente as pessoas do passado que passaram de forma bem-sucedida por essas dificuldades, mas também outros ao seu redor hoje . E Julia, você também tem o Deus-Homem para olhar. O livro de Hebreus nos diz que Jesus foi homem como nós e tentado como nós em todas as coisas (Hebreus 2.10–18; 4.15–16). Seu Salvador completamente humano sente suas dores e entende seus sofrimentos, porque na forma de homem, ele enfrentou eles. Ele o convida a se virar a ele, conversar com ele e a confiar nele.

3. Deus é fiel a você Julia, a terceira lição que vemos nesse verso é que o seu soberano, fiel e poderoso Deus garante que, pela graça dele, essas dificuldades não serão mais difíceis do que você possa suportar. Deus é fiel. Ele é com você em meio aos seus problemas matrimoniais e as outras dificuldades que temos discutido. Ele jamais irá deixa-la ou desistir de você. Deus é poderoso. Ele não deixará que suas dificuldades a destruam. Como um pastor disse, “Deus tem o olho no relógio e a mão no termostato; ele sabe por quanto tempo e qual a temperatura que você pode suportar”. Para citar uma outra tradução, “Deus nunca irá deixá-la; ele nunca deixará que você seja empurrada além do seu limite; ele sempre estará lá para ajudá-la a passar por isso”. Mas, Julia, há uma verdade maior que sustenta essa promessa. Deus não permitirá que suas dificuldades a destruam SE você lidar com elas da maneira de Deus. Se não, como os israelitas mencionados anteriormente em 1 Coríntios 13, esses problemas podem derrubá-la—até ao ponto de você se afastar do Senhor. Mas se você lidar com os problemas da maneira de Deus—da maneira que iremos liderá-la durante o aconselhamento—você será capaz de lidar com eles de forma bem-sucedida.

4. Deus provê uma saída para você Por último, Julia, há uma quarta verdade que eu quero que você compreenda. Deus sempre provê um caminho para que você escape do pecado e agrade a ele em meio a dificuldades e provações. No verso 13, Deus promete—em meio a suas dificuldades—“uma saída”. Uma saída do que? Das dificuldades? Não, não é isso que o verso diz. Deus promete uma saída para que você consiga suportar as dificuldades. Uma saída do que, então? De uma resposta pecaminosa. Observe o verso 14, “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”. Este “portanto” conecta os três versos. E a parte precedente do capítulo fala sobre a história de Israel sucumbindo a suas tentações, resultando em desobediência, apostasia e incredulidade (versos 1–12). Julia, podemos ajudá-la a lidar com os seus problemas da maneira de Deus. Embora o aconselhamento acima a partir de 1 Coríntios 10.13–14 possa se desenvolver de várias formas interativas nas minhas conversas com Julia, essas quatro verdades trazem a ela esperança, na medida que começo a entrar em seu mundo, entendendo suas necessidades e levando a ela Cristo e suas repostas. originalmente=">originalmente" publicado="publicado</a>" no="no" blog="blog" da="da" >Biblical=">Biblical" Counseling="Counseling" Coalition.="Coalition</a>." Traduzido="Traduzido" por="por" Gustavo="Gustavo" Santos="Santos" e="e" republicado="republicado" mediante="mediante" autorização.="autorização.">

4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page