Mais do que um Manual de Instruções
- abcborgbr
- 10 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
“A Bíblia é o nosso manual de instruções para a vida” é um dos dizeres mais populares dentro do mundo do aconselhamento bíblico. “Visto que Deus nos criou e projetou como devemos funcionar melhor em Seu mundo”, argumenta-se, “Ele nos deu um manual do proprietário (seu manual) para seguir”. Esse mantra e seu raciocínio correspondente são verdadeiros até certo ponto. Mas será que essa descrição é suficiente? Acho que não. Deixe-me explicar.
Quanto mais eu me envolvo com o treinamento de homens e mulheres para o ministério de aconselhamento e discipulado, mais me preocupo com a precisão dessa ideia, vez que tende a resultar em um aconselhamento estereotipado. Se você está envolvido em algum ministério da Palavra de Deus por qualquer período de tempo, o Espírito Santo provavelmente já destruiu sua noção de que existem fórmulas seguras para ajudar uma pessoa a resolver seus problemas. Em vez disso, você está provavelmente começando a entender que o ministério da Palavra através do aconselhamento é mais uma questão de estimular o discipulado contínuo, o que às vezes é um caminho longo, acidentado e sinuoso.
Então, será que existem maneiras mais completas e ricas de pensarmos sobre a Escritura, que por sua vez nos ajudarão a ser mais eficazes na assistência a outros que buscam caminhar na direção da semelhança com Cristo? Acho que sim. Aqui apresento três analogias para você considerar.
Kommentare