top of page

TROCANDO UMA VIDA DE ANSIEDADE POR UMA VIDA DE ALEGRIA

Seis passos práticos em Filipenses 4.4-9

Por Alex Mello


ree

Introdução

Após a pandemia de COVID-19, os transtornos de ansiedade se tornaram uma verdadeira epidemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 25% dos casos, e o Brasil lidera o ranking mundial, com cerca de 26,8 milhões de pessoas afetadas (VEJA, 2025).

Esse é um tema que tem afetada muitas pessoas ao nosso redor, dados do Google Trends mostram que o Brasil é o segundo país no mundo que mais busca informações sobre ansiedade na internet e "ansiedade" foi eleita a palavra do ano em 2024. (O GLOBO, 2024)

Diante desse cenário, este artigo tem o propósito de servir de recurso no aconselhamento de pessoas que lutam contra a ansiedade, apresentando uma ferramenta útil, que baseada em Filipenses 4.4-9 (NAA) traz seis passos práticos que podem nos ajudar a trocar a ansiedade pela alegria em Cristo.


1. Busque a alegria e não a ansiedade como estilo de vida.

"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!” (V.4)

“Não fiquem preocupados com coisa alguma;” (v.6)

A vida daquele que está em Cristo deve ser caracterizada pela alegria. Devemos nos revestir da alegria que tem sua razão de ser em Cristo e na sua obra consumada na cruz. Por outro lado, devemos nos despir da ansiedade, pelos mesmos motivos.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não dará graciosamente com Ele todas as coisas?” Rm 8.32 (NAA)

O importante neste momento é que tenha essa esperança e confiança em Deus, sabendo que, em Cristo, este é o padrão que Deus pede para você e tudo que Ele pede, Ele te capacita a fazer.


Ação prática:

-    Faça uma relação de motivos para se alegrar em Cristo e na cruz.

-    Reconheça que a ansiedade é pecado e manifesta um desconfiança do amor, do cuidado e da soberania de Deus.


2. Mostre a sua paciência e bondade a outras pessoas.

“Que a moderação de vocês seja conhecida por todos.” (V.5)

Seja reconhecido como uma pessoa tranquila, moderada e paciente. A ideia é ter um modo de pensar equilibrado, moldado por Deus e não moldado pelo mundo.

"E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês  que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Rm 12.2-3 (NAA)

Muito da nossa ansiedade vem do desejo e da busca de coisas grandes que achamos que merecemos. Isso nos impede de descansar em Deus. Pense e ore como Davi quando teve seu trono ameaçado.

“Senhor, não é orgulhoso o meu coração, nem arrogante o meu olhar. Não ando a procura de coisas grandezas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma. Como a criança desmamada se aquieta no colo da sua mãe, assim é  minha alma dentro de mim.” Sl 131 1-2 (NAA)


Ação prática:

-    Faça uma lista das coisas que te deixam preocupado e ansioso.

-    Avalie se estás circunstâncias estão dentro daquilo que Deus já tem te concedido ou se são apenas desejos do seu coração fora da sua realidade atual

-    Faça uma lista das promessas de Deus relacionadas as circunstâncias que te causam ansiedade.


3. Troque preocupação por oração.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo sejam conhecidos, diante de Deus, os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graça.” (V.6)

Algumas vezes as pessoas ansiosas falam de suas circunstâncias com outras pessoas, que na maioria dos casos, nada podem fazer. Entretanto na maioria das vezes, elas falam consigo mesmo, gerando intermináveis diálogos internos que de modo geral as levam a ver a situação como pior do que realmente é.

Em vez de encher sua mente com preocupações, você deve levar sua mente a Deus em oração. Em vez de falar consigo ou com outros fale primeiro com Deus.


Ação prática:

-    Transforme a sua lista de preocupações numa lista de oração.

-    Escreva orações específicas para que leia em voz alta quando sua mente estiver sendo tomada pela ansiedade.

-    Faça uma segunda lista com o dobro de itens da primeira com motivos de ações de graça.


4. Receba a paz que guarda o coração.

"E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (V.7)

A paz no coração, uma mente que descansa em Deus, não é resultado do seu controle sobre as circunstâncias, mas fruto de entregar tudo aos cuidados de Cristo. É uma paz que guarda (protege) nosso coração e mente contra o ataque da ansiedade pois confia e se exercita no amor de Deus.

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” 1Jo 4.18


Ação prática:

- Memorize e medite em versículos que afirma o amor de Deus por você em Cristo e confie que você está guardado por este amor.


5. Alimente a mente com o que edifica

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” (v.8)

A ansiedade cresce quando alimentamos a mente com preocupações e medos infundados e exagerados. Paulo nos convida a avaliar e selecionar o conteúdo que ocupa nossos pensamentos.

Esse pensamento é verdadeiro? Pense em quais são os fatos objetivos sobre o que você está pensando. Será que a maioria destes pensamentos não são frutos da sua imaginação. Existem falácias (raciocínios enganosos) no que você está pensando?


Ação prática:

-    Pesquise o que a Bíblia diz sobre o que você está pensando. Consulte pessoas que possam ajudá-lo a avaliar os seus pensamentos.

Esse pensamento é respeitável? É um pensamento sóbrio, que você poderia expressar para alguém sem sentir-se envergonhado.

É um pensamento puro? Muitas vezes a confusão mental vem da entrega da mente a imaginações sensuais e impuras. Uma mente corrompida pelo pecado torna-se campo fértil para o medo e da ansiedade.

"Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.” Tt 1.15 (NAA)

Esse pensamento expressa o amor? Nesse caso, estamos falando do amor de Deus que deve encher a sua mente e o seu coração, ao ponto de te levar a ter pensamentos amáveis para com as outras pessoas.

Esse pensamento traz boa fama? Estamos pensando bem ou mal das outras pessoas. A maioria das pessoas tem algum aspecto, por mais escondido que esteja, que é digno de louvor.


Ação prática:

-    Escreva seus pensamentos em um diário e o organize nas categorias de Fp 4.8.

-    Reescreva os pensamentos que não se adequam as categorias bíblicas por pensamentos que atendam aos critérios da Palavra de Deus.


6. Pratique o que está aprendendo

"O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.” (V.9)

O último passo para substituir a ansiedade pela alegria é praticar tudo aquilo que você tem aprendido na Palavra de Deus e visto na vida comunitária da igreja. Uma das características de pessoas dominadas pela ansiedade é pensar demais e agir de menos.

"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." Tg 1.22 (NAA)


Ação prática:

-    Elabore um plano constando o que fará, quando fará, como fará e outras informações que auxiliem a tornar clara e mensurável as ações propostas para colocar em prática sua mudança.


Conclusão

A ansiedade é real, mas não deve dominar a vida do cristão. Em Filipenses 4.4-9 encontramos o suficiente recurso da Palavra de Deus para nos instruir em como podemos em Cristo desenvolver um padrão de vida caracterizado pela alegria em vez de caracterizado pela ansiedade. A palavra de Deus nos ensina o viver padrão daquele que está em Cristo.

Oramos para que este artigo seja um precioso recurso em sua luta contra a ansiedade ou quando você estiver ajudando outros que lutam com este mal.


Referências

ANSIEDADE É ELEITA A PALAVRA DO ANO DE 2024 NO BRASIL SEGUNDO PESQUISA. O Globo, Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2024. Saúde. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/12/06/ansiedade-e-eleita-a-palavra-do-ano-de-2024-no-brasil-segundo-pesquisa-entenda.ghtml. Acesso em: 28 de setembro de 2025.

 

BRASIL OCUPA ALARMANTE PAPEL DE DESTAQUE NA ATUAL EPIDEMIA GLOBAL DE ANSIEDADE. Revista Veja, 24 de janeiro de 2025. Comportamento. Disponível em: https://veja.abril.com.br/comportamento/brasil-ocupa-alarmante-papel-de-destaque-na-atual-epidemia-global-de-ansiedade/. Acesso em: 28 de setembro de 2025.

BÍBLIA. Nova Almeida Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

COVID-19 pandemic triggers 25% increase in prevalence of anxiety and depression worldwide. WHS/OMS. Disponível em: https://www.who.int/news/item/02-03-2022-covid-19-pandemic-triggers-25-increase-in-prevalence-of-anxiety-and-depression-worldwide. Acessado em 02 de outubro de 2025.

 

Sobre o autor

Alex Mello professor, membro do Comitê de Ética e Editor do BLOG da ABCB. Casado com Jacqueline. Pastor na Primeira Igreja Batista no Parque Meia Lua em Jacareí-SP e membro da equipe ministerial da Every Home for Christ Brasil. Mestre em Ministérios Familiares pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e graduado em Teologia. Graduado em Engenharia Eletrônica, Especialização em Administração Pública e Mestre em Ciências Aeroespaciais.


Editor: Alex Mello

 
 
 

Comentários


ABCB © 2023. Todos os direitos reservados.

bottom of page