Nossas vidas estão cheias de coisas pelas quais devemos ser gratos. No entanto, alguns dias passam sem que tenhamos um momento para sermos intencionalmente gratos. Por quê? Porque a gratidão intencional muitas vezes é tirada de nossas vidas devido às constantes demandas de uma série de áreas, como nossos relacionamentos, profissões, hábitos, ministérios, objetivos e prazeres. Frequentemente trocamos a gratidão pela reclamação, por pensamentos de preocupação e por oportunidades de servir à satisfação pessoal.
Deus espera que sejamos gratos
A Bíblia é clara: Deus espera que sejamos gratos. Considere estas três passagens: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5.18). “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5.20). “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” (Colossenses 3.15). Por uma questão de espaço e culpa, vou parar por aí. Resumindo: devemos ser cheios de gratidão.
5 maneiras de aumentar intencionalmente sua gratidão
Deixe-me sugerir cinco maneiras para você aumentar intencionalmente sua gratidão hoje.
Primeiro Passo: Comece o seu dia com oração.
Comece o seu dia com uma simples oração como esta: “Obrigado, Deus, por Jesus Cristo. Obrigado que ele morreu voluntariamente para pagar por meus pecados. Obrigado que o Senhor ofereceu o perdão dos meus pecados por meio da morte sacrificial de seu Filho. Obrigado pelo seu amor. Obrigado que estou em Cristo, seu santo Filho. Obrigado por sua graça, pelo poder e presença do Espírito e pelo corpo de Cristo. Obrigado porque sua misericórdia é nova a cada manhã. Obrigado pela sua presença comigo agora e ao longo do meu dia. Por favor me ajude a viver hoje em honra ao Senhor. Eu te amo”. Para ajudá-lo a lembrar, escreva isso em um cartão e coloque-o em sua mesa de cabeceira ou em seu espelho, onde você o verá.
Segundo Passo: Escolha um traço do caráter de Deus para nele meditar e atentar. Usando uma lista semelhante a esta, escolha um traço do caráter de Deus para meditar ao longo do dia. Você pode escrevê-lo em um cartão com um versículo bíblico chave e colocá-lo no seu bolso, se desejar, ou escolher outra maneira de ajudá-lo a lembrar. O objetivo ao longo do dia é pensar sobre essa característica específica do caráter de Deus que você escolheu. Como seguidores de Cristo, queremos adorar a Deus por quem ele é e pelo que faz. À medida que o fazemos, nossa gratidão aumenta. Considere estes dois exemplos:
“Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre” (1 Crônicas 16.34; cf. Salmo 118.29). Neste verso, o salmista pondera o caráter de Deus (sua bondade) e sua obra (sua misericórdia, que é resultado da sua bondade).
No Salmo 103, o salmista se exorta a louvar a Deus e, ao fazê-lo, considera tanto o caráter de Deus como sua obra. Ele começa: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome (seu caráter). Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios (suas obras)” (Salmo 103.1–2).
Comments