Sinceridade Graciosa: um Tutorial Sobre como Falar a Verdade em Amor
- abcborgbr
- 29 de mar. de 2017
- 6 min de leitura
Katherine é uma mulher maravilhosa de nossa congregação e que ama a Jesus. Ela fica em casa com os filhos e tem buscado ser uma esposa fiel ao seu marido. Algumas semanas atrás, Katherine e eu tivemos uma conversa. Ela compartilhou de sua dificuldade em expor suas opiniões de forma que não pareça dominadora. Katherine é uma mulher cheia do Espírito e legitimamente gentil, que deseja ser amorosa com as pessoas que se relaciona. Ela está ciente, no entanto, de uma tendência em sua vida—que foi confirmada por outros—de parecer crítica, enfadonha, mandona e arrogante.
Katherine está perplexa. Ela é apaixonada e cheia de convicção, e deseja falar a verdade para as pessoas que ama. Porém, ela não está muito certa de que sabe como fazer isso sem parecer rude. Ela me perguntou, de forma muito humilde, o que poderia fazer para tornar-se capaz de falar honestamente sem parecer insensível.
Com certeza devemos considerar e aplicar Efésios 4.15: “Mas, falando a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” Se devemos crescer em Cristo no contexto das nossas conversas, o apóstolo Paulo dá dois mandamentos sobre nossas palavras.
Primeiro, ele nos dá o mandamento relacionado ao conteúdo da nossa fala—deve ser verdadeiro e confiável. Segundo, ele nos dá o mandamento sobre a forma como falamos—deve ser em amor. Tudo o que dizemos deve ser tanto sábio quanto amoroso. Nossa fala deve ser cheia de sinceridade amorosa. Eu falei sobre essa passagem com a Katherine e isso a ajudou, mas ela também ficou um pouco desencorajada. A passagem mostra o que ela já sabe que precisa fazer, mas não fornece passos para que ela mude.
O que dizer para Katherine a fim de ajuda-la a viver Efésios 4.15? Perguntando de outra maneira: que outros princípios bíblicos podemos usar para ajudar as Katherines ao redor do mundo a saber como apoiar-se na graça de Jesus e terem uma fala menos dura e mais temperada com sal? Efésios 4.15 descreve o objetivo. Naquele dia em que conversamos, eu dei a Katherine sete sugestões para ajudá-la a alcançar esse objetivo.
Comments