top of page
QUANDO É DIFÍCIL TER ESPERANÇA
A semana raramente termina sem que eu ouça um cônjuge me contar sua história de luta e decepção em seu casamento. Ainda que não estejam à beira da separação ou divórcio, são cônjuges que lutam para encontrar esperança de que seus casamentos vão melhorar. As rotinas do dia a dia do casamento se transformam em frustação e irritação diárias de um relacionamento que foi planejado para ser um brilhante retrato da relação entre Cristo e sua Igreja, mas que, com o tempo, se tornou uma obrigação, estagnada e sem amor.
Deixe-me ser mais específico. Do que estamos falando? Estamos falando de maridos que estão espiritualmente indiferentes e beirando a apatia quando se trata de abraçar seu papel como esposo. São esposas que se encontram presas no caos de suas agendas, de suas tarefas, e de suas listas de afazeres, o que as levam a exaustão ao fim do dia. São maridos e esposas que se estabeleceram em uma rotina de vida que negligencia algumas das disciplinas espirituais mais básicas: oração, leitura, solitude, conversa, estudo e intimidade.
Todos nós sabemos como essa história termina. Em breve, os desejos ou expectativas de um dos cônjuges virá de encontro aos desejos do outro cônjuge e, antes que você perceba, desenvolveu-se um conflito (cf. Tiago 4.1–3). Infelizmente, uma vez que o casal esteja vivendo num deserto espiritual, não há poço de água viva para se reabastecer. O casal se encontra em desespero e frustração. Como um conselheiro sábio cuidaria desse casal? Como você se aproximaria desse casal… seus vizinhos, aquele casal do seu pequeno grupo, ou seus amigos próximos?
Eu creio que Davi nos dá uma boa ajuda, como ponto de partida, no Salmo 25.4–5. Ele clama, “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia”. Todos precisamos ser ensinados por nosso Salvador. Todos nós nos beneficiamos da entrada de suas palavras em nossos corações. Mas o que precisa ser ensinado, para que aprendamos?
ENSINE O CASAL A OLHAR PARA CIMA
Às vezes é difícil enxergar o que Deus está fazendo em sua vida e em seu casamento. A exaustiva inundação de deveres e tarefas dificultam nossos olhos de ver espiritualmente onde Deus está. E isso se torna ainda mais difícil se nossa visão estiver fraca ou embaçada por não estar sendo exercitada. Quando casais vem até meu escritório e começam a contar suas frustrações e irritações, uma boa pergunta que acredito ser útil para focar a conversa desde o início é:
“Onde está Deus em tudo isso? Por qual bom propósito você crê que Deus lhes colocou nessa luta?”
A questão não desconsidera as preocupações do casal, mas ajuda a alinhar corretamente o foco e os retira do pântano de seus problemas conjugais. Como conselheiro, você pode começar a ajudar a clarear a situação e dar esperança, mesmo quando tudo parecia perdido. Ensinar o casal a olhar para cima ajuda-os a lembrar as maiores e mais simples verdades da mensagem do evangelho. É colocar Efésios 1–3 em conversa verbal com o casal.
ENSINE O CASAL A OLHAR PARA FORA
Davi termina seu salmo em uma oração redentiva que olha para fora: “Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações”. Perceba que Davi entendeu; ele compreendeu que a mudança feita por Deus dentro dele trazia implicações evangélicas a todos os que viviam em sua comunidade. O evangelho, uma vez que este cria raiz e se prende ao coração, move-se para o mundo externo. Isso é Efésios 4–6 verbalizando-se na vida.
Descobri no aconselhamento de casais que as simples verdades de Efésios 4.1–3 podem por vezes ser rapidamente postas de lado e esquecidas. Por que Cristo vive em mim, como e a quem eu posso ser mais humilde, gentil, paciente, longânime e unido? A pessoa mais óbvia é o cônjuge com quem estou casado, mas o conselheiro pode ampliar essa visão. A quem você pode encarnar a valorosa pessoa de Cristo na vida do dia a dia?
Posts recentes
Ver tudoNota: John Smith é pastor da CBC em Nova Iorque, e este texto reflete um pouco dos desafios culturais e espirituais que ele enfrenta em...
70
Frequentemente me deparo com a seguinte conversa. Um noivado é interrompido e então a jovem confessa a minha esposa ou a mim sobre o...
320
Uma preparação sábia para o casamento começa com o conhecimento de Deus, com uma vida construída em torno de sua Palavra e com uma...
120
bottom of page
Comments