Estraguei tudo: confessando pecados ao seu namorado ou namorada antes de ficar noivo
- abcborgbr
- 8 de fev. de 2017
- 6 min de leitura
Jonathan quer ficar noivo de Júlia. Eles namoram já faz quase um ano e as coisas parecem caminhar muito bem. Eles se apaixonaram um pelo outro. Eles estavam encorajados pela fé um do outro. Várias famílias e amigos investiram neles, individualmente e como casal. Eles conheceram os pais um do outro. A cada dia que se passava, eles ficavam mais próximos do noivado. O que faltava?
Alguns dias atrás, Jonathan sentou em meu sofá com um olhar de pavor e me disse, “Eu não quero falar com ela sobre o meu passado. Estou com medo de que ela não me perdoe pelas coisas estúpidas que eu fiz antes de conhecê-la”.
Há uma tentação muito forte de não dizer nada em momentos como esse. Por quê? Porque esconder é um dos fundamentos para os esquemas do pecado. Nos acovardamos na escuridão e odiamos ser expostos à luz. Imagine Adão e Eva no Jardim do Éden após comerem o fruto proibido. Eles cobriram a si mesmos com folhas de figueira e se esconderam atrás de uma árvore. Devido a sua culpa e vergonha, eles não queriam se expor. Como diz o ditado, “o que você não sabe não pode te machucar”.
Se você está namorando alguém nesse momento, você tem medo de contar a ele ou a ela sobre os seus pecados do passado? Se você tem lutado com pecados difíceis do passado, ou se tem lutado com pecados significantes hoje, é importante conversar com seu futuro cônjuge sobre eles.
Por que um namorado ou namorada deve dizer algo antes de ficar noivo? Porque é importante que a outra pessoa realmente saiba com quem está casando. Sem segredos. Não esconda seus pecados. Mofo cresce na escuridão, não na luz. Ser honesto e trazer as coisas à luz é a forma mais redentora de lidar com qualquer relacionamento (Efésios 5.1–14). Quanto mais em um relacionamento de namoro, especialmente quando você está considerando a ideia de casamento.
Muitos casais escondem seus pecados durante o casamento, e isso, infelizmente, inibe a habilidade deles de construir uma intimidade genuína. Seu objetivo no casamento é tornar-se uma só carne (Gênesis 2.24) e você não conseguirá fazer isso se deixar seus pecados no meio do caminho. Esconder os pecados durante o namoro ou noivado é um péssimo precedente para um potencial casamento.
Normalmente, há dois tipos de pecados que precisam ser confessados durante o namoro (ou noivado) antes do casamento — pecados presentes e pecados passados.
Comments